Blogs & Podcasts | Luiz Nardelli

O começo forte dos pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores de Cascavel - por Nardelli


REFRESCO EM PÓ

Não é à toa que o famoso refresco busca o imaginário de muitos que tiveram a infância pautada neste produto. Na política cascavelense a história se repete, e é aí que nos retrocedemos para o famoso refrescante dos anos passados. São pré-candidatos buscando se restabelecer na política ou até mesmo tentando um lugar ao escaldante calor do poder. Grupos ora vem se formando na cidade, todavia, a maioria deles com interesses próprios. Mesmo que digam que a experiência e o "prazo de validade" só favorecem a população, na prática, não parece ser bem assim. 

DILUÍDO E CONCENTRADO

Neste início de ano, é visível ver as discussões políticas e formações de possíveis grupos. A diluição de estratégias políticas partidárias está concentrada em alguns nomes que possui história legislativa e Executiva de gestão no Município de Cascavel. A pergunta é: Retrocedemos ao passado, ou pensaremos no futuro com o advento que ora faz parte do cotidiano atual? A chamada chegada das novas tecnologias implantadas nos projetos de ponta dos governantes. Fica a dica!

CADEIRAS VAZIAS?

Faltando pouco mais de 60 dias para o término do prazo para desincompatibilização de funções públicas, decorrente da Legislação Eleitoral, o Executivo Municipal sofrerá um grande desfalque nas secretarias. Os titulares de algumas pastas, onde exercem funções de comando, deixaram as cadeiras vazias, lógico que sempre terá um substituto daqueles que deixarão suas funções para pleitear uma cadeira, seja na Câmara de Vereadores, ou até mesmo para o Executivo Municipal.

MARCIO PACHECO

Nome forte e de patrimônio político acima de qualquer discussão, um mandato de vereador e presidente da Câmara de vereadores de Cascavel, três mandatos de deputado Estadual e duas vezes candidato a prefeito nas eleições passadas.

GUGU BUENO

Deputado estadual Gugu Bueno, com trajetória política na cidade de Cascavel, dois mandatos de vereador, presidente do Legislativo por dois biênios e dois mandatos de deputado estadual. 

RENATO SILVA

Vereador eleito em 1982, presidiu o Legislativo naquele mandato, exercendo função pública em várias gestões com prefeitos diferentes da década de 80 até o momento, atual vice-prefeito da cidade, uma candidatura a prefeito em 2004 sem êxito. 

EDGAR BUENO

Três vezes eleito deputado estadual, prefeito por três mandatos em Cascavel, secretário de Industria e Comércio de Foz do Iguaçu, secretário de Estado por um curto espaço de tempo, disputou seis eleições de prefeito, perdeu três e logrou êxito em três. 

PAULO PORTO

Ainda que não tenha uma definição, o professor Paulo Porto é o nome da esquerda cascavelense para disputa da prefeitura neste ano. Duas vezes eleito vereador em Cascavel, uma disputa a prefeitura na eleição passada sem êxito, e segundo suplente de deputado estadual pelo PT.

FERNANDO MANTOVANI

Nome novo que o Avante vem costurando para ser candidato a Prefeito de Cascavel. Fernando Mantovani, empresário no ramo imobiliário de Cascavel. Até o momento não disputou nenhuma eleição partidária. Contudo, Mantovani não confirma a pré-candidatura, porém também não nega se aceitará ou não o convite.

JORGE BOCASSANTA

Ex-vereador de dois mandatos, suplente de deputado estadual pelo PP, Jorge Bocassanta tem convite do Rede Sustentabilidade e PSol para vir a ser o candidato a prefeito pela Federação.

CORONEL LEE

Ex-deputado estadual, Coronel Lee disputou duas candidaturas a deputado. Uma para estadual e outra para federal, a última não obteve êxito na empreitada. Há comentários que ele deve vir a disputar a prefeitura pela sigla AGIR. 

ATÉ ABRIL

A data limite para desincompatibilização daqueles que são ordenadores de despesas, é 6 de abril. Então teremos algumas cadeiras que serão utilizadas em acúmulos de atuais secretários que não se desincompatibilizarão ou até mesmo nomes novos para ocupar a "cadeira vazia".

PEDIDO 

Algumas secretarias terão alterações: Secretaria de Comunicação Social e Cultura (acumulada até então), deixa de ter Jeferson Lobo que prestará serviços na Capital do Estado junto a FIEP (Federação das Indústrias do Paraná). Para a Cultura, é dado como certo a volta de Walter Parcianello ao grupo de Paranhos. Para a comunicação, ainda sem nome para assumir. 

ESPORTES E LAZER

Na Secretaria de Esportes, sai Carlinhos Oliveira para ser candidato a vereador e provavelmente assume a função de secretário o atual diretor de esportes Julio Cezar Raizel. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Deixa o cargo até início de abril a secretária Hivonete Piccoli para ser candidata a vereadora.

SECRETARIA DE FINANÇAS

O atual secretário Gelson Luiz Uecker, deve se desincompatibilizar da função, já que pleiteia uma candidatura a prefeito ou vice.

CHEFIA DE GABINETE

Descire Doneda é outra que deixa a pasta para ser candidata a vereadora.

ASSITÊNCIA SOCIAL

É tido como certa a desincompatibilização do secretário da pasta de Assistência Social do Município Hudson Moreschi para ser candidato a vereador.

SECRETARIA DE PROTEÇÃO À MULHER E POLÍTICA SOBRE DROGAS

O atual secretário da pasta, Misael Junior deixará a pasta para ser candidato a vereador.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

O atual secretário Nei Haveroth deixará a Secretaria e voltará para câmara de Vereadores, já que foi eleito em 2020 e licenciou para exercer o cargo na Administração Paranhos.

SECRETARIA DA CASA CIVIL

Thiago Stefanello deve sair até final de maio da pasta para ser candidato a prefeito de Corbélia, maio porque a Legislação eleitoral permite tal prazo neste caso. 

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES E CULTURA

O atual presidente da Fundação Edson Queiroz, deve deixar o cargo para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal de Cascavel. 

AUTARQUIAS

Dentre as Autarquias existentes no Município, o Superintendente da ACESC, Beto Guilherme deve se desincompatibilizar da função no final de maio para ficar a disposição do partido (PSD), caso seja indicado para ser candidato a vice-prefeito ou até mesmo prefeito. Já o presidente da COHAVEL, Vinicius Boza deverá se desincompatibilizar para disputar uma cadeira de vereador. Com as alterações dos últimos dias nos partidos, Vinicius deve deixar o Cidadania e migrar para outro partido.

FUI!

É o que temos pra hoje.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Luiz Nardelli
Últimas postagens de Luiz Nardelli