Agro

Conselho Monetário Nacional autoriza renegociação de dívidas com crédito rural de 2024

Acordo começa 15 de abril e deve finalizar em maio


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Produtores rurais do Paraná e de mais 15 estados do país sofrem por causa dos eventos climáticos que prejudicaram a agricultura e a queda no preço dos produtos agropecuários. De acordo com os representantes do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), os problemas refletem o que se passa no campo. 

O cultivo da soja é um exemplo, a estimativa é de que o Brasil colhesse 160 milhões de toneladas de soja, mas deve ficar em 145 milhões. A produção esperada em solo paranaense era de 22 milhões toneladas e deve ficar pouco acima dos 18 milhões, uma perda avaliada em 16%. 

Esse é um reflexo que vem de situações que apareceram durante a pandemia da Covid-19. O custo para produzir é alto e os valores na venda não equilibram a balança. A alta chegou a 100% na produção e a saca de 60kg da soja que chegou a R$ 62, está em pouco mais de R$ 53. 

Para ajudar o setor, o Conselho Monetário Nacional autorizou os produtores destes 16 estados a renegociarem as dívidas do crédito rural de investimento com vencimento em 2024. A autorização para renegociação de até 100% do principal das parcelas que estão sob amparo do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Pronam (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural), demais programas de investimento rural do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e linhas de investimento dos fundos constitucionais.

A decisão leva em conta estes problemas com o clima e com a produção, vale para quem plantou milho e soja e cria gado de leite e de corte.

As negociações começam no dia 15 de abril e devem ser concluídas até o fim de maio.  O homem do campo mais uma vez tenta encontrar uma saída, mas é preciso ficar atento aos prazos. 

Confira os detalhes no vídeo:

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro