Cascavel

Centro de Eventos de Cascavel vai abrigar leitos para pacientes da Covid-19

Cascavel planeja reabertura de comércio; datas não foram anunciadas em pronunciamento

26/03/2020 13h16 | Atualizado em 26/03/2020 14h10
Em pronunciamento oficial no início da tarde de quinta-feira (26), o prefeito Leonaldo Paranhos, falou sobre as novas medidas que o município vai adotar para combater o novo coronavírus.

O chefe do executivo municipal iniciou a fala agradecendo a colaboração e responsabilidade da população e profissionais da saúde e imprensa no combate ao novo coronavírus. Além disso ele também relembrou as iniciativas tomadas pelo município durante a crise.

"Temos que lembrar que fomos o primeiro município a criar o COE (Centro de Operações em Emergências) e daí em diante tomamos outras medidas, muitas de forma inédita no Brasil, como por exemplo, a implantação das pulseiras que identificam os pacientes com sintomas e infectados pelo coronavírus", afirmou Paranhos.

Para os próximos dias, o município vai trabalhar para garantir que o sistema de saúde não entre em colapso. "Para evitar esse problema, autorizamos a compra de equipamentos de leitos de UTI e leitos de retaguarda, e também vamos implantar leitos na ala de queimados no Hospital Universitário para uso temporário", informou Paranhos.

Os recursos para compra de todo o material chegou ao município através da doação de R$ 1 milhão da Justiça Federal. Além disso, Cascavel vai contar com ambulâncias exclusivas para atender os pacientes com novo coronavírus. Os novos veículos foram comprados pelo governo municipal e devem entrar em operação em breve.

Outra medida é o uso do Centro de Eventos e Convenções de Cascavel para abrigar leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19. "Essa semana já iniciamos a montagem dos leitos através da parceria de empresários com o município e vamos agradecer essa ajuda depois dessa crise", disse o prefeito.

A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) de Cascavel também terá o espaço destinado para leitos de tratamentos dos pacientes. Segundo Paranhos, com a suspensão de eventos, esses espaços serão reaproveitados para outras finalidades.

Sobre a retomada das atividades econômicas na cidade, Paranhos deverá se reunir com o COE, na tarde de sexta-feira (27) para apresentar e debater as propostas e no sábado (28) com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Não foi revelado detalhes de como será feito a retomada da economia na cidade e nem a data para reabertura do comércio em geral.

Redação Catve.com



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.