Cascavel

Polícia Civil cumpre mandados contra agiotas em Ponta Grossa

Investigação apontou empréstimos com pagamento diários e juros de 1% aos dia

13/08/2019 08h36 | Atualizado em 13/08/2019 08h36
Com apoio da Polícia Federal, a Polícia Civil cumpre na manhã de terça-feira (13), oito mandados de busca e apreensão em Ponta Grossa.

Os mandados são cumpridos nos Bairros Órfãs e Boa Vista a investigações tenta apurar o envolvimento colombianos com a prática da crime agiotagem.

Segundo levantado durante as investigações, os estrangeiros forneciam serviços de empréstimos através de cartões ou panfletos para comerciantes da cidade, uma vez realizado o empréstimo a cobrança era diária, de juros que chegavam a 1% ao dia.

Os suspeitos pressionavam as vítimas diversas vezes ao dia para realizar a cobrança, tendo, inclusive, um dos suspeitos, em uma das oportunidades, ido armado cobrar a vítima, ameaçando danificar o seu estabelecimento comercial caso o pagamento não fosse realizado.

Além do crime de usura, com pena de até dois anos e multa, a prática, ainda, normalmente, é aliada a outros crimes, podendo, por exemplo, evoluir para um crime de extorsão em que a pena chega a até 10 anos de reclusão e multa, lavagens de dinheiro e associação criminosa.

Redação Catve.com/Assessoria



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.