Trânsito

Greve: transporte público de Foz do Iguaçu está parado

Trabalhadores reivindicam reajuste salarial e ajuste na escala de trabalho


Imagem de Capa

Os ônibus começaram a parar às 9h no terminal do transporte público. Boa parte dos usuários do sistema já sabia da paralisação mesmo assim que teve que ir para o centro da cidade ficou sem transporte para voltar para casa.

Segundo os trabalhadores, o reajuste proposto pela empresa que atua no transporte não é suficiente para suprir as perdas salariais.

A empresa ofereceu 5%, mas o pedido da categoria era de pouco mais de 6%, referentes às perdas desde 2022.

Enquanto durar a greve, os ônibus devem rodar em horários específicos para levar os usuários pela manhã, na hora do almoço e no final da tarde.

A empresa VISAC - Viação Santa Clara, diz que, na tentativa de evitar a greve, pois entende que toda a cidade perde, propôs um reajuste salarial equivalente a 100% do INPC do período de 03/2023 a 02/2024, totalizando a quantia de 3,86%, acrescido de um aumento real equivalente a 1,14%, totalizando um reajuste salarial de 5% (cinco por cento).

"Conforme as discussões já iniciadas em 2023 e prorrogadas até o presente momento, a VISAC se comprometeu a contratar uma empresa ou um profissional terceiro, para a realização de estudo sobre as escalas de trabalho.

A VISAC ressalta que vem cumprido com todas exigências desde que assumiu a operação do serviço em março de 2022. Inclusive, manterá todas as demais cláusulas constantes no acordo coletivo 2023/2024".

O Foz Trans informou que vem acompanhando as negociações entre o Sindicato e a empresa Viação Santa Clara, porém, até momento, não houve entendimento entre as partes.

Confira mais detalhes no vídeo:


PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito