Cotidiano

Marcou a infância? Castelo Rá-Tim-Bum completa 30 anos

Em celebração no Teatro Oficina, elenco reforça o legado do programa


Imagem de Capa

Foto: Divulgação / TV Cultura

O "Castelo Rá-Tim-Bum" completa exatos 30 anos nesta quinta-feira (09). No dia 9 de maio de 1994, estreava na TV Cultura um dos programas de maior sucesso da televisão brasileira. Em celebração ao lançamento, parte da direção e do elenco se reuniu hoje no Teatro Oficina, localizado na região central de São Paulo.

O evento, aberto ao público das 11h30 às 12h30, também contou com a presença de 40 crianças de escolas do bairro. No local, os participantes cantaram parabéns e dividiram um bolo com a imagem do castelo. Além disso, houve uma contagem regressiva em referência à cerimônia ao vivo do lançamento no Jornal da Cultura, na época exibido às 12h.

Fredy Állan, que aos nove anos deu vida ao personagem Zequinha, reforçou, em entrevista ao site da TV Cultura, que é importante olhar para a produção pensando nos dias atuais e nos próximos 30 anos.

"Eu tenho falado para o público, se você sente é porque está vivo. Então é necessário pegar esse sentimento de nostalgia, de uma história de diversos Zequinhas e de diversos ‘meus 30 anos de Castelo Rá-Tim-Bum’ e assumir a idade que tem para jogar com a força [dos personagens]", aconselha o ator.

O legado do Castelo

Embora não estivesse presente na celebração por razões pessoais, Álvaro Petersen, que dá vida à cobra Celeste e ao Godofredo, também prestou homenagens aos 30 anos por meio de entrevista exclusiva.

"O Castelo é responsável por acompanhar crianças e adolescentes de todo o Brasil [...] Toda vez que alguém fica sabendo que eu dei vida a esses personagens, eu recebo tanta gratidão, que isso para mim é o verdadeiro legado de tudo que a gente fez, que é inspirar o amor, a alegria e valorizar toda a nossa cultura, dar valor a nossa gente, ao Brasil", afirma Petersen.

Além disso, o ator faz questão de evidenciar que o projeto televisivo incentivou e permanece incentivando distintos segmentos artísticos, como a literatura, a música, o teatro, a dança, as artes plásticas e o próprio audiovisual.

"A linguagem da manipulação de bonecos foi extremamente valorizada a partir do lançamento, onde os personagens ficaram queridos pelos brasileiros, que hoje são pais e alguns já são até avós, foi um grande privilégio poder fazer parte disso", finaliza Álvaro.

Ainda que a mídia como um todo busque saber como estão hoje os atores que interpretaram os personagens, Pascoal chama a atenção para o outro lado da telinha: como estão aqueles que assistiam à série dos anos 90, os próprios espectadores. De acordo com o ator e dublador, muitos deles estão na linha de frente das ações de apoio às vítimas das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

"Nessa hora, tão difícil, foi uma homenagem a esta geração, do Brasil todo, que socorre e apoia a nossa gente do Sul. Essa geração apaixonada pelo castelo tão prestativa, com tanta compaixão é nossa certeza de que dias melhores virão", destaca Pascoal.

Produções que envolvem o programa

Episódios inéditos de "Morgana e Celeste", série derivada do Castelo, estão indo ao ar ao longo deste mês na programação da emissora.

Fredy Állan também disse deve lançar neste ano um livro relatando a sua experiência ao interpretar o caçula da série. A ideia é ainda dar espaço aos fãs contarem suas memórias.

"A intenção é que o livro tenha um link para que as pessoas que comprar possam contribuir virtualmente com as suas histórias. O objetivo é fazer o público se encontrar", explica o ator.

Em entrevista realizada em dezembro de 2023, Eneas Pereira, vice-presidente executivo e diretor de programação da emissora, contou que a TV Cultura trabalha em um filme e em uma outra série do "Castelo Rá-Tim-Bum".

O longa-metragem, com a direção de Cao Hamburger, tem previsão de estrear em 2025. Já a série, de 26 episódios, ainda não possui data de lançamento.

O site da TV Cultura confirmou nesta quinta-feira (9) que as previsões das produções se mantêm.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano