Cotidiano

Autoridades se reúnem com ICMBio para buscar soluções para queimadas e fumaça em Guaíra

Representantes da Câmara Municipal e da ACIAG conversaram com diretor do instituto


Imagem de Capa

Foto: Assessoria/ACIAG

Autoridades da cidade de Guaíra se reuniram na última quarta-feira (8) com técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio sobre as queimadas que ocorrem no Parque Nacional da Ilha Grande e que causam grandes transtornos para a população guairense.

Representantes da Câmara Municipal de Guaíra e da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) foram até a sede do ICMBio na cidade para ouvir explicações do analista ambiental e diretor do instituto, João Morita, que veio de Brasília até Guaíra para acompanhar os trabalhos.

De acordo com Morita, as equipes do ICMBio utilizaram a técnica de queima prescrita, um tipo de queimada controlada, para evitar incêndios maiores. No entanto, segundo ele, uma onda de calor e condições climáticas adversas ocasionaram a grande concentração de fumaça sobre a cidade de Guaíra. Ele ainda admitiu que as queimadas acabaram saindo parcialmente do controle.

A diretoria da ACIAG, representada pelo presidente Jair Schlemer, solicitou uma revisão do plano diretor do Parque Nacional Ilha Grande e uma ampla consulta à sociedade sobre as ações no parque.

A Câmara Municipal enviou um ofício ao Ministério Público Federal para que o órgão intervenha na situação das queimadas em Guaíra.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano