Cotidiano

Toledo alcança nota média de 6,9 no Ideb

Avaliação é calculada com base nos resultados das 36 escolas da cidade


Imagem de Capa

Foto: Catve.com

A Secretária de Educação de Toledo, Dirce Maria Steffens Kuzler, comemorou a nota média alcançada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), durante entrevista com Nésio Luiz, no Programa Plano Geral, da Rádio União, neste sábado (20)

De acordo com o resultado preliminar do índice, Toledo alcançou a nota média de 6,9. "É um resultado que a gente esperava após todo o trabalho realizado durante um longo período. O índice de 6,2 para 6,9 nunca foi alcançado no município de Toledo", comenta.

Durante a entrevista, foi questionado à Kuzler qual o fator principal para trazer tal elevação no índice. Para ela, são dois fatores principais:

  1. Aplicação da prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que é uma avaliação aplicada em todo o Brasil nas turmas do 5º ano. São cerca de 60 questões de Língua Portuguesa e Matemática;
  2. Avaliação do Censo Escolar, onde são avaliadas as questões de aprovação e reprovação nas escolas municipais.
"A administração pública vem colocando a educação como política prioritária e em todos os investimentos que são necessários para que os melhores resultados sejam alcançados. Desde investimentos em estrutura, aquisição de materiais didático-pedagógicos de altíssima qualidade, todas as crianças com acesso igualitário a kits de materiais, formações continuadas dos professores", detalha.

Além disso, a secretária também destaca a importância do trabalho do Serviço Social e da Secretaria de Educação através da implantação do programa Toda Criança na Escola, lançado com o objetivo de combater a infrequência de alunos nas rotinas escolares. "A criança ela precisa estar na escola para aprender. Ela não pode mais ficar em casa, ter infrequência escolar".

O trabalho efetivo realizado nas escolas, de cada um dos professores, diretores, coordenadores, psicopedagogos, entre outros, também é de extrema importância, de acordo com a secretária.

"As escolas, no geral, todas avançaram. Nós tivemos uma que ficou com o mesmo índice e uma que teve uma pequena redução. Mas, no geral, todas avançaram".

Algumas instituições municipais de ensino atingiram números muito bons, até mesmo superiores à média do município (6,9). Confira:

  • Escola Municipal Miguel Dewes - 8,8
  • Escola Municipal Arsênio Heiss - 8,6
  • Escola Municipal Washington Luiz - 7,7
  • Escola Municipal Egon Werner Bercht - 7,6
  • Escola Municipal Alberto Santos Dumont - 7,5
  • Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin - 7,5
Os resultados divulgados na última segunda-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda são apenas dados preliminares. Os dados oficiais sairão somente em junho.

Confira a entrevista completa no vídeo:

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano