Programa é destaque em agenda da Secretaria Nacional de Segurança Pública no Estado

Objetivo da visita é conhecer os programas e ações relativos à qualidade de vida dos servidores da segurança

21 de outubro de 2021 | 10h08 | Atualizado há 43 dias

Foto: SESP-PR
PUBLICIDADE
Uma comitiva da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) fará uma visita de orientação técnica em algumas das unidades das polícias Civil, Militar e do Departamento Penitenciário do Paraná nesta quinta-feira (21).

Os representantes do Ministério da Justiça e da Segurança Pública estão no Paraná desde segunda-feira (19) e têm o objetivo de conhecer os programas e ações relativos à qualidade de vida dos servidores da segurança pública, a fim de alinhá-los com as políticas nacionais.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que um dos exemplos apresentados é o cuidado com a saúde do servidor. "O programa Prumos tem ajudado os profissionais da segurança pública em diversas vertentes, buscando impedir o estresse. O nosso propósito tem sido reconhecer o seu tempo, o seu esforço e suas ideias, e mostraremos isso aos representantes nacionais neste primeiro momento", disse.

De acordo com o diretor-geral da Sesp, João Alfredo Zampieri, um dos objetivos da visita é verificar como estão sendo aplicados os recursos nacionais no eixo da valorização dos profissionais de segurança pública. "Eles vêm avaliar quantitativamente e qualitativamente o que está sendo feito, ou seja, os resultados obtidos até o momento", disse.

Representando o Ministério da Justiça, o major Diego Remor Moreira Francisco quer ampliar o escopo do projeto nacional PRÓVIDA, que abrange programas que a Senasp possui na área de valorização profissional.

"Nossa integração é fundamental para que possamos buscar, junto às instituições de segurança pública, quais são as medidas que podemos desenvolver em conjunto e, ao mesmo tempo, discutir o suporte necessário para que as coisas efetivamente aconteçam. Preliminarmente, para nós, o programa Prumos já demonstra estar alinhado com a Política Nacional de Segurança Pública e com o Plano Nacional de Segurança Pública", contou.

PRUMOS
O Prumos, programa estadual que oferece suporte à saúde mental do servidor da segurança pública e aos seus familiares, é a grande vitrine do Estado na área. Serão apresentadas as diretrizes, a estrutura, os resultados dos últimos meses, como é feita a avaliação psicológica interna e demais características que definem o programa.

"Nosso foco não é prestar contas, mas apresentar os resultados obtidos, de modo a comprovar sua eficiência e necessidade de ser continuado. A prioridade sempre será a saúde e a qualidade de vida dos servidores do Estado", disse a coordenadora estadual do Prumos e chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp, Patrícia Manica. O programa é custeado tanto pela União quanto pelo Estado.

"O Paraná tem uma posição de destaque nesse contexto, justamente por ter conseguido implantar, em tão pouco tempo, um programa com atendimento integral ao profissional e a seus familiares com resultados sólidos. Com esta visita, alinhamos algumas diretrizes do Prumos, seus processos de atendimento e as ações estratégicas do futuro", completou a coordenadora.
AEN
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<