Encontro de diretores debate ensino na rede estadual do Paraná

Para 2021 os colégios terão uma série de ferramentas e dispositivos para auxiliar no dia a dia

19 de janeiro de 2021 | 18h24 | Atualizado há 47 dias

PUBLICIDADE
O 4° Encontro de Diretores - Foco na Aprendizagem teve início na manhã desta terça-feira (19), promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e que tem como objetivo orientar os diretores sobre as ferramentas oferecidas pela Secretaria, que auxiliam na rotina de gestão das escolas.

A abertura do encontro foi marcada pela presença do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil, Guto Silva; e do deputado Hussein Bakri. Este é um dos maiores eventos do tipo organizados 100% para o ambiente virtual.

O secretário Renato Feder abriu as atividades apresentando um panorama da evolução do ensino no Paraná, com base nos resultados do Ideb 2019. A apresentação focou no bom desempenho de gestores e educadores da rede estadual em 2019 e 2020, destacando os caminhos que o Paraná trilhou para alcançar bons números.

O vice-governador Darci Piana elogiou as marcas alcançadas pela Rede Estadual do Paraná no Ideb, como o crescimento acima da média nacional no Ensino Fundamental, e o maior crescimento do ranking no Ensino Médio. "É um compromisso do nosso governo alcançar a primeira posição do ranking nacional até o fim do mandato, e o trabalho que está sendo feito é muito sério e muito responsável, que está colhendo frutos", disse.

Além de uma análise dos desafios enfrentados no ano da pandemia, a apresentação também tratou do propósito do evento como um todo.

NOVIDADES PARA 2021

Para 2021 os colégios terão uma série de ferramentas e dispositivos para auxiliar no dia a dia. Algumas foram lançadas no final do ano letivo de 2019, como o Escola Total - uma ferramenta de gestão com um diagnóstico completo de frequência e avaliação dos estudantes da rede. "É como um verdadeiro hemograma de cada escola", destacou Feder.

No final do ano também foi lançado o Redação Paraná, um sistema de correção de redações por meio de inteligência artificial. O aplicativo se baseou em mais de 2.500 regras de linguagem, e por meio disso faz análise dos textos e aponta, em tempo real, erros de gramática, ortografia, pontuação, entre outros.

Por fim, outro grande destaque é o sistema de chamada em sala de aula por reconhecimento facial. A iniciativa vai otimizar processos simples do dia a dia do professor, permitindo mais tempo para trabalhar o conteúdo pedagógico. E os estudantes da Rede Estadual também vão ter oferta de cursos de programação, além de aulas de Educação Financeira. "Como economista, acho de extrema importância que os jovens tenham preparo e instrução para planejamento financeiro", afirmou o vice-governador.
AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM