Residências em Saúde recebem inscrições até segunda-feira (30)

São 71 vagas, em oito programas de residência, com direito a bolsa no valor de R$3,3 mil

27 de novembro de 2020 | 08h24 | Atualizado há 53 dias

PUBLICIDADE
As inscrições para as residências uni e multiprofissional em saúde no Hospital Universitário da UEPG encerram nesta segunda (30).

Podem participar das residências em saúde profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Serviço Social, Farmácia, Fonoaudiologia e Psicologia. As residências são pós-graduações lato sensu, voltadas para a educação em serviço, que aliam as especializações com o aprendizado na prática hospitalar.

Como conta a cirurgiã-dentista Marceli Dias Ferreira, especialista em Saúde do Idoso pelo HU-UEPG, a oportunidade de se especializar em um ambiente multiprofissional é o diferencial das residências. "Fazer parte da residência multiprofissional foi uma experiência única, e hoje vejo com mais clareza como o trabalho interdisciplinar tem uma grande importância especialmente na área da saúde. Foi gratificante aprender mais sobre a minha profissão, mas também sobre outras áreas de saúde que acrescentaram em minha formação", enaltece. Marceli enfatiza ainda o companheirismo proporcionado pelo convívio durante a especialização. "Acredito que tive grande crescimento não só profissional, mas também pessoal: fiz grandes amizades, e sou grata à residência por isso".

"Ingressar na residência é literalmente um ato de comprometimento consigo mesmo e com a profissão escolhida", destaca a fisioterapeuta Maiqueli Arpini, que foi residente em Reabilitação. Segundo ela, as diferentes atividades desenvolvidas durante a formação, como o atendimento aos pacientes, aulas teórico-práticas, organização de eventos e gestão de ambulatórios, contribuíram para um crescimento pessoal e profissional intenso, potencializado pelo ambiente multiprofissional, que incentiva a troca de experiências e conhecimento entre profissionais de diversas áreas. "Além disso, a residência abre portas nos mais diversos campos de atuação. No meu caso, abriu uma série de oportunidades para ingressar em diversos projetos de pesquisa da UFSC, garantindo inclusive a possibilidade de ser bolsista em projetos da Fapesc, devido às vivências na residência", complementa.

As inscrições podem ser realizadas através do site da CPS/UEPG. A taxa de R$ 250 deve ser paga até 1° de dezembro. As provas acontecem em 10 de janeiro, no período da tarde. O resultado deve ser divulgado às 17h30 do dia 19. As datas estão sujeitas a alterações conforme recomendações de biossegurança para combater a pandemia de Covid-19.

O processo seletivo acontece de forma unificada entre HU, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Santa Casa de Misericórdia. As provas serão realizadas no mesmo local, data e horário para os três processos de seleção, com os mesmos conteúdos programáticos. Os candidatos também podem se inscrever nas residências em Saúde Coletiva, para a Fundação Municipal de Saúde, e em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico, na Santa Casa.
Redação Catve/UEPG
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM