Toledo

Toledo registra 26 casos suspeitos de coronavírus

Cinco pacientes estão internados, um deles na UTI

27/03/2020 19h55 | Atualizado em 27/03/2020 20h57
A Secretaria Municipal de Saúde Toledo, por meio da COE (Coordenação do Centro de Operações de Emergência) atualizou nesta noite ( 27) a situação epidemiológica do município em relação ao coronavírus. Ao todo foram registrados 26 casos notificados até o momento, sendo sete descartados e 19 aguardam resultado de exames, sendo cinco pessoas internadas. Os casos que entraram, são uma mulher idosa e dois homens, ambos com 33 anos de idade. Dois estão hospitalizados e um em isolamento domiciliar.

CONFLITO DE DADOS
Sobre os dados divulgados pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) a Secretaria Municipal esclarece que desde quarta-feira (25) a Vigilância passou a fazer as notificações de casos suspeitos através do Formulário Formsus, com base no previsto em Portaria do Ministério da Saúde, a qual prevê que devemos notificar toda e qualquer Síndrome Gripal como um caso suspeito de coronavirus.

Com tal ação, todos os casos notificados como de Síndrome Gripal, atendidos em nossos serviços, mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios de caso suspeito para o coronavirus, acabaram por aparecer em tal sistema de informações como casos suspeitos da COVID-19.

Ontem foi repassada a informação da 20ª Regional de Saúde de que o sistema FORMSUS deixou de operar e a orientação de que deveríamos notificar apenas os casos graves no Sistema de Vigilância Epidemiológica das Influenza. Nesta sexta-feira (27) passou a operar um novo sistema de notificações, o E-sus VE.

ABERTURA DO COMÉRCIO
Durante a live transmitida em redes sociais oficiais do município foi tratado sobre a abertura do comércio da cidade a partir do dia 1º de abril, conforme reunião da AMOP, nesta sexta-feira (27).

O isolamento social será mantido até o dia 31 de março, terça-feira. Os estabelecimento devem abrir de forma progressiva.

Essa decisão pode mudar de acordo com o cenário que será reavaliado pelo COE na terça (31).

MUDANÇA NO DECRETO
A Prefeitura de Foz do Iguaçu informa que não houve mudança no decreto municipal e as medidas restritivas via decreto para prevenir o novo coronavírus continuam em vigor.

Assessoria com Redação Catve.com



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.