Foz do Iguaçu

Centro de educação em penitenciária feminina é ampliado

O espaço, que conta com sala dos professores e de Pedagogia, secretaria, direção e outras dependências

08/11/2019 16h49 | Atualizado em 08/11/2019 16h55
A Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP) ganhou uma nova sede administrativa para o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Helena Kolody, construído por presos. O espaço, que conta com sala dos professores e de Pedagogia, secretaria, direção e outras dependências, dá mais comodidade aos docentes da unidade.

"Até então, os professores não tinham local adequado para trabalhar. Agora, após apenas três meses de obra, eles contam com um espaço de 90 metros quadrados totalmente novo", contou o coordenador da regional de Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques. O Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Helena Kolody atende cerca de 500 alunos das unidades penais do município e há previsão de um aumento para o próximo ano.

"Vamos ampliar as salas de aula da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II e da própria unidade feminina, além de termos a previsão de inauguração da obra na Penitenciária Feminina neste primeiro semestre, o que deve dobrar a demanda de atendimento estudantil?, explicou o coordenador.

PRESOS
Ele ainda ressaltou que a sede foi totalmente construída por presos da Cadeia Pública Laudemir Neves (CPLN), que trabalham em regime de remição de pena. "Para este espaço, eles inclusive fabricaram os tijolos, o que reduziu em cerca de 70% o custo total da obra. Agora, estão construindo a lavanderia para a unidade feminina", afirmou Marques. A cada três dias de trabalho, os presos ganham um dia a menos de pena. "Alguns ainda trabalharão na parte administrativa da PFF-UP", contou.

HELENA KOLODY

O nome do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Helena Kolody é uma homenagem a uma das poetizas mais importantes do Paraná. Helena Kolody ficou conhecida principalmente por ter sido a primeira mulher brasileira a publicar haicais, forma curta de poemas, de origem japonesa, ainda em 1941.

Assessoria



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.