Foz do Iguaçu

Vídeo onde mostra água transbordando da barragem de Itaipu é Fake News

Nas imagens é possível ver todas as comportas da barragem abertas, além da água que transborda do reservatório

11/05/2019 20h57 | Atualizado em 11/05/2019 21h22
É Fake News o vídeo que está sendo compartilhado em redes sociais onde supostamente mostra a barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu, transbordando.

Nas imagens é possível ver todas as comportas da barragem abertas, além da força da água que transborda do reservatório.

O vídeo segue acompanhado de áudios que relatam que sirenes foram acionadas pela cidade, alertando o risco de rompimento da barragem.

A equipe do Portal Catve.com verificou a veracidade do vídeo e comprovou de que se trata de uma Fake News. A assessoria de imprensa da Itaipu Binacional informou que o nível de água no reservatório está normal e descarta o alerta para a cidade de Foz do Iguaçu e região.

Apesar da semelhança com a estrutura da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o vídeo foi gravado na Usina Binacional de Yacyretá, na divisa do Paraguai com a Argentina.

A abertura das comportas em uma usina hidrelétrica é uma atividade normal e só acontece quando a água no reservatório está acima do nível adequado. O escoamento pelas comportas garante a segurança da barragem, descartando a possibilidade de rompimento.

Redação Catve.com



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.