Paranaguá

Hospital Regional do Litoral realiza primeira captação total de órgãos

Os órgãos foram encaminhados para hospitais do Estado

21/09/2018 09h40 | Atualizado em 21/09/2018 09h40
Foto: Massa News
O Hospital Regional do Litoral em Paranaguá, realizou sua primeira captação total de órgãos (coração, fígado, pâncreas e rins) de um doador de 26 anos, vítima de traumatismo craniano em Pontal do Paraná. Os órgãos foram encaminhados para hospitais do Estado.

Conforme explica o diretor do Hospital Regional do Litoral, Rene Crepaldi Junior, o paciente doador sofreu uma queda e deu entrada no hospital no dia 11 de setembro. Após três dias, foi constatada a morte encefálica do rapaz. "Diante do quadro, a família do paciente foi contatada e durante a conversa orientada sobre a possibilidade de doação de órgãos, concordando com a doação", disse Crepaldi.

No Brasil, as doações de órgãos ocorrem após o diagnóstico de morte encefálica e precisam ser autorizadas pela família do doador, mesmo que o paciente tenha registrado em vida a vontade de ser doador. Por isso, a conversa com as famílias de potenciais doadores é considerada um momento crucial para a concretização das doações.

Recusa
No último levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Paraná aparece como o estado com menor índice de recusas de famílias. Apenas 25% dos familiares entrevistados pelas equipes paranaenses decidiram não fazer a doação. No país, a média de recusa após entrevista é de 43%.

O Paraná é o primeiro lugar no país em doações efetivas de órgãos por milhão de população. Entre janeiro a agosto deste ano, no Hospital Regional do Litoral, por exemplo, das 9 entrevistas feitas com famílias de possíveis doadores, oito resultaram na autorização familiar para a doação.

Números
Entre janeiro e agosto deste ano, o Paraná concretizou 382 doações e 654 transplantes de órgãos no Paraná (418 transplantes de rim, 11 de pâncreas, 212 de fígado e 13 de coração). Além desses, também foram realizados 568 transplantes de córnea e 50 transplantes de órgãos de doadores vivos (49 de rim e 1 de fígado).

Massa News



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.