Política

Primeira-dama do Paraná será Cidadã Honorária de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba realiza homenagem nesta segunda-feira (29)


Imagem de Capa

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai homenagear a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, com o título de Cidadã Honorária da capital. A honraria é a maior concedida pela Casa a pessoas não nascidas na capital. A solenidade acontecerá às 19h30, no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo.

Natural de Registro, interior paulista, a futura cidadã curitibana é esposa do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos.

Atualmente, a primeira-dama preside, de forma voluntária, o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do Paraná, cuja função é prestar apoio e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destaca a justificativa do projeto.

Luciana Saito Massa comanda uma equipe que promove e estimula a cultura da ação solidária, engajamento ético e o trabalho de voluntariado em todo o Paraná. A atuação da SGAS, por exemplo, juntamente com a Defesa Civil, foi responsável por arrecadar roupas que foram doadas às vítimas das enchentes que atingiram o estado do Acre.

"A campanha, que teve o apoio do Corpo de Bombeiros do Paraná, endossa o prêmio recebido pelo Governo do Paraná de ‘estado mais solidário do Brasil’, concedido pelo Programa Pátria Voluntária em 2020", disse o autor do decreto legislativo 02/2024, que deu origem ao título, Professor Euler (MDB).

Além da sua atuação no SGAS, Luciana Massa também acumula outros feitos, como a coordenação das campanhas "Aquece Paraná"; "Menos Eu, Mais Nós" - Cesta Solidária Paraná; "Projeto Páscoa Solidária"; "Paraná Piá", de arrecadação de brinquedos; e "Futebol Solidário", de arrecadação de alimentos.

Ela também presidiu o "II Encontro das Primeiras-damas do Paraná" e foi condecorada com a Medalha do Mérito da Defesa Civil Coronel QOBM Dario Natan Bezerra, honraria destinada a pessoas que se destacaram por ações relevantes de proteção e Defesa Civil.

A Cidadania Honorária de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. A sessão solene em homenagem à primeira-dama do Paraná será na próxima segunda-feira, às 19h30, no Palácio Rio Branco.

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de "outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes". Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues "sem preconceito de cor, raça, crença ou idade" a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

Todas as sessões solenes da CMC são transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube e no Facebook. Clique aqui para ver a relação das solenidades já realizadas neste ano. 

Assessoria/Câmara Municipal de Curitiba

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política