Esporte

Futsal: CBFS anuncia formação da Supercopa 2025 e campeão da LNF pode ficar fora da Libertadores

Para o Cascavel, ser tri-campeão do continente é o caminho mais fácil para a Libertadores do ano que vem


Imagem de Capa

Foto: Magnus Futsal

Se não for campeão da Libertadores de 2024, o Cascavel Futsal já sabe o que terá que fazer para conseguiu a vaga para a competição continental do ano que vem. E não estamos falando de ser campeão da Liga Nacional de Futsal, que hoje é campeonato mais difícil do Brasil, e um dos mais complicados, se não o mais, do mundo. Foi pela LNF que o Tricolor conquistou a vaga inédita para disputar a primeira Libertadores do clube. Campeão da Liga em 2021, a Serpente se habilitou para a disputa do torneio em 2022 de maneira direta, uma vez que naquela ocasião não foi realizada a Supercopa, competição que nos últimos anos tem dado ao campeão o direito de representar o Brasil no continental.

Diferente da Libertadores de Futsal Feminino, no masculino o campeão garante automaticamente uma vaga para a edição do ano seguinte. Então, como foi campeão em 2022, o Cascavel garantiu o seu lugar para o torneio de 2023, sendo campeão novamente e ficando com uma vaga para a 2024. Em 2023 o Brasil foi representado ainda pelo Joinville, campeão da Supercopa daquele ano, que perdeu a final para o Cascavel. Na edição deste ano, o Tricolor vai ter a companhia do Magnus Sorocaba, campeão da Supercopa realizada no primeiro trimestre.

Quem indica a vaga do Brasil para a Libertadores de Futsal é a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). A entidade é quem determina os caminhos para selecionar o representante do país para a competição continental e depois informa o classificado para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que chancela o representante do Brasil junto à CONMEBOL. E para 2025 tem novidades. Conforme era esperado, o campeão da Liga Nacional de Futsal pode ficar fora da Libertadores.

A CBFS anunciou como será a formação da Supercopa Masculina de 2025, com os campeonatos classificatórios e um novo formato. Segundo a entidade, as formas acesso à Glória Eterna serão pelo Campeonato Brasileiro, que estreia nesta temporada de 2024, pela Copa do Brasil, Taça Brasil e pelas Copa Regionais (Copa Sul, Copa Nordeste e Copa Centro Oeste).

Ou seja, a Supercopa continua sendo formada por seis equipes, divididas em dois grupos com três clubes cada chave. As equipes se enfrentam dentro dos grupos e avançam para as semifinais, o líder o vice-líder de cada chave. O mata-mata é com jogo único até a decisão e o campeão garante vaga para a Libertadores.

Detalhe importante, como o campeão da LNF não vai fazer parte da Supercopa, é possível que ele não dispute a Libertadores de 2025. Ao menos que o campeão da Liga consiga se credenciar para a Supercopa por uma das competições citadas acima (Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copas Regionais) e conquiste o título da Supercopa. Se isso não acontecer e um dos 16 que não disputam os torneios classificatórios, o maior campeonato do país não vai jogar a Libertadores do ano que vem.

Dos times que disputam a atual edição da Liga Nacional de Futsal, 24 no total, apenas oito tem condições de chegar à Supercopa do ano que vem, mas, convenhamos, são favoritos ao título em todas as competições que estão inseridos e alguns deles ainda são apontados como os principais postulantes ao título da própria Liga.

Minas, Atlântico, Magnus, Praia Clube, Jaraguá, Corinthians e Joinville estão na Copa do Brasil e Corinthians, Praia Clube, Pato Futsal e Joinville na Taça Brasil. No Campeonato Brasileiro de Futsal nenhum clube da LNF aceitou o convite da CBFS.

A 51ª edição da Divisão Especial da Taça Brasil, será disputada no mês de junho em Sorriso, no Mato Grosso. São dez clubes participantes, sendo três de LNF (Corinthians, Praia Clube, Pato Futsal e Joinville). Os outros participantes são: Sorrriso Futsal-MT, Campo Largo-PI, Lorenzetti-MT, Esmac-PA, Magé-RJ e Carauari-AM.

Importante destacar que na primeira fase da Copa do Brasil o Jaraguá já eliminou o Corinthians, o Atlântico despachou o Joinville. Nesse caso, mesmo sendo eliminados da Copa do Brasil, Corinthians e Joinville ainda podem chegar à Supercopa pela Taça Brasil. Nas oitavas Magnus e Minas empataram em 3 a 3 o jogo de ida e decidem quem avança no jogo da volta. Nesta fase, outro encontro de Liga Nacional será entre Praia Clube e Jaraguá, que fazem o primeiro jogo do confronto na noite desta quarta-feira (08) às 19h em Minas Gerais.

O Cascavel Futsal não está em nenhuma das competições que formam a Supercopa (Taça, Brasil, Copa do Brasil, Brasileiro e Copa Sul). Sendo assim, o caminho mais fácil para a Serpente Tricolor conseguir uma vaga na Libertadores de 2025, é sendo tri-campeão do torneio. Na Copa do Brasil e no Brasileiro o Chopinzinho é o representante do Paraná. Na Taça Brasil, o Pato Futsal conquistou a vaga pelo título da Série Ouro de 2023.

Entenda melhor as formas de acesso à Supercopa:

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, o campeão e o vice-campeão do Campeonato Brasileiro estarão garantidos na Supercopa, igual o campeão e o vice-campeão da Copa do Brasil. Pela Taça Brasil apenas o clube que conquistar o título vai para a Supercopa.

A outra vaga para a Supercopa será concedida ao campeão das copas regionais. As competições Copa Sul, Copa Nordeste e Copa Centro Oeste são independentes. No entanto os três campeões, um campeão de cada Copa, farão um triangular e o vencedor desse triangular estará na Supercopa de 2025.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte