Esporte

Copa do Brasil: Athletico pega o Ypiranga-RS e o Operário encara o Grêmio na 3ª fase

Alemães e franceses fazem uma das semifinais da competição. Primeiro jogo deve ser no fim de abril


Imagem de Capa

Foto: Staff Images/CBF

A CBF sorteou na tarde desta quarta-feira (17) os 16 confrontos válidos pela terceira fase da Copa do Brasil. Além das 20 equipes que participam desde a etapa inicial, mais 12 clubes ingressam no torneiro à parti de agora. São eles: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino (classificados para a Conmebol Libertadores), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde), Vitória (campeão da Série B) e Athletico-PR (oitavo colocado do Brasileirão, que garantiu a vaga por conta do título da Conmebol Libertadores pelo Fluminense).

O evento foi realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Para a definição dos confrontos, os participantes foram divididos em dois potes e ordenados de acordo com a posição no Ranking Nacional de Clubes 2024. Times que estavam no pote 1 enfrentam times do pote 2 em jogos de ida e volta. O mando de campo também foi decidido em sorteio.

No Pote 1 estavam: Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. Já no Pote 2 estavam: Águia de Marabá-PA, Amazonas, América-RN, Botafogo-SP, Brusque, CRB, Criciúma, Goiás, Juventude, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sousa-PB, Sport, Vasco, Vitória e Ypiranga.

O primeiro confronto definido pelo sorteio foi justamente com um representante do paraná. O Grêmio vai enfrentar o Operário, de Ponta Grossa. O Fantasma vai fazer o primeiro jogo no Estádio Germano Krüger e a volta será em Porto Alegre. Depois o confronto dois do sorteio foi entre Bahia e Criciúma. Outro representante do Paraná que segue na competição, e que entrou à partir da terceira fase, é o Athletico. O Furacão vai pegar o Ypiranga, do Rio Grande do Sul. O time paranaense vai decidir a vaga para as oitavas na Ligga Arena, ou seja, a volta será em Curitiba. Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo terá pela frente o Águia de Marabá-PA.

Com equipes de 17 estados diferentes e representantes das cinco Regiões do Brasil, nas fases anteriores algumas surpresas aconteceram. A maior delas talvez tenha sido a saída do maior campeão, o Cruzeiro, que tem seis títulos, para o Sousa-PB ainda na fase inicial e a classificação do Águia de Marabá-PA sobre o Coritiba, também na primeira fase. O FC Cascavel voltou a participar da competição em 2024, mas foi eliminado ao perder para o Petrolina, de Pernambuco, por 3 a 2, fora de casa.

Na segunda fase, clubes de menor expressão desafiaram times tradicionais, levando a disputa pela vaga à disputa por pênaltis. Foi com esse roteiro - cruel para uns e feliz para outros - que o Água Santa-SP esteve perto da vaga contra o Vasco em São Januário, que o Murici-AL arrancou um empate contra o Sport nos acréscimos do segundo tempo e que o Retrô não sofreu gols contra o Fortaleza no Castelão. Não se pode esquecer também do Caxias lutando até os últimos momentos contra o Bahia, nem de Portuguesa-RJ e Brasiliense, que estiveram vivos contra Cuiabá e Brasiliense, respectivamente.

De acordo com a CBF as datas base dos jogos de ida e volta são 01 de maio, partidas de ida, e 22 de maio, duelos da volta. A tabela específica da 3ª fase da Copa do Brasil será divulgada nos próximos dias. 

Confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil 2024 (*times mandantes na partida de volta):

*Grêmio x Operário-PR

Bahia x *Criciúma

*Fluminense x Sampaio Corrêa

*Red Bull Bragantino x Sousa-PB

*Cuiabá x Goiás

Botafogo x *Vitória

Fortaleza x *Vasco

Flamengo x *Amazonas

*São Paulo x Águia de Marabá-PA

Palmeiras x *Botafogo-SP

*Athletico-PR x Ypiranga

Internacional x *Juventude

*Ceará x CRB

*Corinthians x América-RN

*Atlético-GO x Brusque

Atlético-MG x *Sport


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte