Esporte

Maratona da Sanepar: Atletas de Cascavel e Dois Vizinhos vencem provas dos 42Km. Veja o resultado geral

A "Maratona Avenida Brasil", nome dado à prova, teve percursos de 42 Km, 15 Km, 8 Km e corridas kids


Imagem de Capa

Foto: CATVE

O Centro de Convenções e Eventos de Cascavel foi o ponto de partida de um grande evento que a cidade recebeu neste domingo (14). Cerca de dois mil corredores de rua participaram da Maratona da Sanepar, a primeira realizada no município pela Companhia de Saneamento Básico do Paraná, com apoio da CATVE. A estrutura coberta acabou sendo fundamental para os inscritos, que puderam fazer o aquecimento tranquilamente, sem se preocupar com a chuva antes da largada. Muitas pessoas que foram até o local para ver a largada e a chegada também gostaram do espaço fechado.

A "Maratona Avenida Brasil", nome dado à prova, largou por volta das 6h para os percursos de 42 Km, 15 Km, 8 Km e 5 Km. O trajeto mais curto teve o maior número de participantes, foram mais de 700. Já a prova dos 42 Km receber pouco mais de 200 competidores, sendo 12 mulheres. A organização, com 13 pontos de apoios durante o trajeto foi bem elogiada pelos inscritos de todas as provas.

A maratona exigiu muitos dos corredores, especialmente por conta da altimetria do percurso. Após a largada dentro do Centro de Convenções e Eventos eles seguiram pela Avenida Brasil, sentido leste, retornaram nas proximidades do trevo Cataratas, entraram na Tancredo Neves pela Praça do Migrante, onde mais adiante pegaram a primeira subida mais pesada em frente ao Hospital Universitário, acessaram a Avenida Tito Muffato pela Rua Galibis (passado em frente à 7ª Ciretran) e depois passaram a correr na Avenida das Torres. Em frente ao Centro FAG os atletas fizeram um retorno e foram até a Estrada Chaparral, retornando novamente para a Tito Muffato, Tancredo Neves e Avenida Brasil. Na reta final do percurso, seguiram pela Avenida Rocha Pombo, até o Lago Municipal (retornando no chafariz), e chegaram entrando novamente no Centro Convenções de Eventos.

Os trechos considerados mais pesados, certamente, foram as subidas. Na Avenida das Torres e Estrada Chaparral, por exemplo. No entanto, foi unânime a opinião de quem correu os 42 km de que o pior ponto foi o trecho que compreendeu os últimos dois quilômetros, subindo a Avenida Rocha Pombo. Para os corredores, a maratona começa a pesar bastante depois dos 30 quilômetros. Nesse instante os competidores começas a superar os próprios limites, físicos e emocionais. E ter uma subida pesada na reta final deixa essa superação ainda mais desafiadora.

A equipe da CATVE flagrou um dos momentos mais determinantes para o resultado final. Foi no início do último terço da prova, logo após os 30 quilômetros, que o atleta de Pato Branco, Guilherme Henrique Bueno, sentiu câimbras. Ele vinha sentindo algumas dores musculares desde o Km 24, mas quando passou em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida elas ficaram mais fortes e ele precisou parar por alguns segundos.

No quilômetro seguinte ele foi alcançado por Marcelo Teixeira, de 42 anos, que incentivou Guilherme a continuar. Desde então, o cascavelense manteve o ritmo, de três minutos e meio por quilômetro, e conseguiu completar a Maratona da Sanepar com 2h44’59,445. A média do vencer foi de 15 Km/h. Guilherme ainda foi alcançado por outro competidor um pouco antes de fazer o retorno no chafariz, no Lago Municipal. Carlos Eduardo Pedroso conseguiu cruzar em segundo com o tempo de 2h47’23,819. Mesmo com muitas dores, Guilherme chegou em terceiro e foi recebido com muitos aplausos. Ele fez a maratona em 2h48’43,747.

Entre as mulheres também teve disputa interessante na briga pela vitória. E no fim quem chegou primeiro foi Cenira Rosa Cechin Skorek. A corredora da ACORDOVI (Associação dos Corredores de Rua de Dois Vizinhos, do sudoeste do Paraná chegou com o tempo de 3h50’47,312. A segunda colocada é de Cascavel. Dayse Cristina Onuki, servidora pública na Sanepar, fez a prova em 3h58’08,816. Foi a primeira maratona que ela participou na vida. A assistente administrativa é namorada do segundo colocado da prova masculina, que depois da prova voltou ao percurso de bicicleta para incentivar a companheira. Vivian Dombrowski chegou um minuto após a segunda colocada e festejou com o terceiro lugar.

Resultado da prova dos 5Km: (resultado integral para todas as provas e categorias "clique aqui")

Masculino

1º MARCOS FERREIRA DE LIMA

2º CESAR MARCIEL JESKE

3º OTACILIO JUNIOR DA SILVA

4º CLAUDIO NEIA

5º FELIPE EDUARDO SANTOS DA SILVA

Feminino

1º ROSANGELA SANTOS

2º ROBERTA ROSSA

3º THAIS JULIA DALLA BARBA

4º FRANCIELI BIONDO

5º GEISI DAVILA

Resultado da prova dos 8Km:

Masculino

1º DIEGO DE SOUZA VIEIRA

2º APARECIDO DE LIMA

3º VINICIUS DICK

4º NATANAEL GONCALVES DE SOUZA

5º JEFFERSON NASCIMENTO DA SILVA

Feminino

1º DAFFNI ALINE RODRIGUES DE SENE

2º SANDRA MARIA CARVALHO

3º DIESSICA APARECIDA ZANIN

4º FABIANA DOS REIS VIEIRA CARVALHO

5º LUCINEIA TREVISAN DA SILVA

Resultado da prova dos 15Km:

Masculino

1º GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA

2º LUIZ ANTONIO AGOSTINI BRUSTOLIN

3º LIELZIO SANTANA DE JESUS

4º ALESSANDRO SELZLEIN

5º EVERTON RENATO CECCAO

Feminino

1º ANA SABRINA DA SILVA

2º LUCIELE BENATTI MAURINA

3º MARIA CRISTINA CARDOSO NUNES

4º JANAINA HEZEL

5º RAQUELINE DE LIMA BENITEZ

Resultado da prova dos 42Km:

Masculino

1º MARCELO TEIXEIRA

2º CARLOS EDUARDO PEDROSO

3º GUILHERME HENRIQUE BUENO CZUY

4º RODRIGO ALVES DE OLIVEIRA

5º REINALDO DA SILVA BARBOZA JUNIOR

Feminino

1º CENIRA ROSA CECHIN SKOREK

2º DAYSE CRISTINA ONUKI

3º VIVIAN C K DOMBROWSKI

4º EDINEIA APARECIDA SIRIGO DOS SANTOS

5º DANIELA APARECIDA FERAZ DA ROSA

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte