Ponta Grossa: Ano letivo começa pela TV dia 18 e dia 22 nas escolas

Retorno presencial leva em conta a realidade da pandemia, protocolos de segurança e também o direito ao ensino

26 de janeiro de 2021 | 21h02 | Atualizado há 40 dias

PUBLICIDADE
A volta às aulas presenciais em Ponta Grossa está mantida pela Prefeitura. A avaliação é de que existe a segurança necessária para o retorno, que deve ocorrer no dia 18 de fevereiro de maneira remota e no dia 22 de maneira presencial para os alunos. Cada turma será dividida em duas, com carga horária dividida entre escola e TV Educativa. Assim, todos terão aulas em uma semana em sala de aula e, na outra, pela TV, desenvolvendo as atividades em casa.

"Desta forma, nós iremos utilizar todo o aprendizado que nossos professores desenvolveram no primeiro ano da pandemia, com o uso das tecnologias e organização das atividades remotas, e vamos dar um passo à frente. Vamos garantir aos alunos o direito ao aprendizado, retornando ao presencial com esta nova organização", afirma a professora Simone Neves, secretária de Educação de Ponta Grossa.

Segundo Simone, a decisão pelo retorno foi tomada em conjunto e a estratégia adotada leva em consideração todo o cenário da pandemia. "Analisando o contexto da pandemia, com o início da vacinação. Analisando o contexto econômico da cidade e a realidade social das nossas famílias. Levando em consideração o direito dos nossos alunos ao aprendizado, compreendemos a necessidade do retorno e entendemos que é possível, respeitando os protocolos e trabalhando todos juntos para este retorno, minimizando todos os riscos", complementa a professora Simone.

Ela também destaca o trabalho realizado pelos profissionais do ensino, dentro e fora da sala de aula. "No ano passado nossos professores inovaram e foram incríveis no trabalho que fizeram. Todos trabalharam muito e com muita garra. Neste ano, com a volta dos alunos, temos novos desafios, mas vamos juntos vencer mais uma vez, com o apoio de todos os funcionários da Educação".

Muito diálogo

O retorno de todos os profissionais da Educação será no dia 03 de fevereiro. Neste momento eles conhecerão os detalhes do protocolo de biossegurança e da organização do ano letivo. A secretária aponta ainda que, nos dias seguintes, as equipes das escolas irão organizar a escola para, depois disso, informar aos pais todos os procedimentos para o retorno das crianças.

Pais que não estejam confortáveis com o retorno devem procurar a gestão escolar e conversar com a equipe.

Retorno presencial será em dois grupos

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, os alunos não irão à escola. Eles iniciam o ano letivo assistindo às primeiras aulas pela TV Educativa e redes sociais da Secretaria Municipal de Educação. Serão apresentados detalhes sobre o funcionamento do ano letivo para todas as crianças.

Todas as turmas das escolas e CMEIs serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo, formado por 50% de cada turma, retorna às aulas presenciais no dia 22 de fevereiro, segunda-feira. Nesta mesma semana, o segundo grupo, formado pelos outros 50% de cada turma, realiza as atividades remotas e assiste às aulas pela TV.

O segundo grupo retorna às aulas presenciais na segunda-feira seguinte, dia 1° de março. Nesta semana, o primeiro grupo realiza as atividades remotas e assiste às aulas pela TV, sucessivamente.

Protocolos

Junto com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por diversos representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação irá apresentar aos profissionais da Educação, pais e alunos o Protocolo de Biossegurança a ser colocado em prática para o retorno das aulas. Nele estarão contidos todos os procedimentos de higienização, recepção dos alunos e demais ações a serem tomadas no dia a dia das aulas presenciais no ano letivo de 2021.

Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM