Lenda off-road, Mitsubishi Pajero Full se despede do Brasil

13 de maio de 2021 | 23h42 | Atualizado há 39 dias

PUBLICIDADE
Um ícone se despede. Depois de quase quatro décadas de história em mais de 170 países, a linha Pajero Full deixará de ser produzida e entrará para a história da Mitsubishi Motors como um legítimo 4x4 que reúne classe, força e robustez.

Para marcar a despedida da linha Pajero Full no Brasil, a Mitsubishi Motors traz a edição especial Legend Edition, limitada a apenas 100 unidades, todas numeradas e com detalhes exclusivos que destacam todo o legado do veículo.

Junto com o modelo, os 100 felizes proprietários também receberão um livro exclusivo que conta a história repleta de conquistas, desafios e prêmios que ajudaram a fazer do Pajero Full uma lenda dentro da indústria automobilística mundial.

O Pajero Sport, SUV robusto da Mitsubishi, pode ser considerado como a evolução natural do Pajero Full, trazendo o mesmo DNA robusto e aventureiro, com uma série de novas tecnologias que oferecem ainda mais conforto e segurança a todos os seus ocupantes.

História

A história do Pajero Full começa muito antes de seu lançamento. O ano era 1935 e a Mitsubishi Motors criou o primeiro veículo com tração 4x4 do Japão, o projeto PX33. Construído nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo fora encomendado pelo governo japonês, para uso militar.

O governo cancelou a encomenda, mas o protótipo PX33 serviu de base para a produção do primeiro conceito do Pajero, apresentado no Salão de Tóquio em 1973. Demoraria ainda mais oito anos - e muitas melhorias ? para que a versão final de produção fosse apresentada ao público, o que ocorreu no mesmo Salão do Automóvel, em 1981.

A partir dali a linha Pajero, nome que remete a um felino ágil e rápido proveniente majoritariamente dos pampas argentinos, passava a escrever uma história que o coloca, sem dúvida, no panteão dos mais bem-sucedidos veículos já produzidos em todo o mundo.

Sua robustez e capacidade para enfrentar, sempre com conforto e tecnologia, absolutamente todos os tipos de terreno marcaram não apenas o Pajero, mas sim toda a imagem da Mitsubishi Motors em mais de 170 países dos cinco continentes.

Em seus 39 anos de história, foram quatro as gerações do SUV, com mais de três milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Tamanho sucesso do Pajero fez a Mitsubishi Motors apresentar, em 1999, o Pajero Sport, SUV que chegava como uma nova opção dentro de seu segmento.

A partir dali o Pajero deixou de ser um veículo único e se tornou uma linha de SUVs que representam o legítimo DNA 4X4 de robustez, conforto e tecnologia presente na marca Mitsubishi Motors como um todo.

Já em 2006 a quarta geração do modelo era apresentada ao mundo durante o Salão de Paris.

Rali Dakar

Desde o começo, as fabricantes de veículos sempre buscam colocar seus produtos à prova nas situações mais extremas possíveis. É essa a base do automobilismo mundial na grande maioria de suas categorias. Ter um modelo vencedor é a maior vitrine que uma marca pode conseguir.

No caso do Pajero Full, as conquistas dentro ? ou melhor fora ? das pistas entraram para o Guinness Book. Nenhum outro veículo venceu até hoje tantas vezes o mais desafiador rali do mundo: o Paris Dakar. Foram 12 vitórias, a primeira delas em 1985.

Outro feito do modelo foi conquistar sete vitórias consecutivas na competição, entre 2001 e 2007, marca até hoje não superada por nenhum outro veículo. Em duas oportunidades ? 2001 e 2002 ? o veículo era pilotado por Hiroshi Masuoka, maior piloto de rali da história do Japão e pessoa que também ajudou diretamente no desenvolvimento do Pajero.

No Brasil

As primeiras unidades do Pajero desembarcaram oficialmente no Brasil ainda em 1991, logo após a abertura comercial do País. Desde então, dezenas de milhares de unidades foram comercializadas.

O sucesso do Pajero foi tão grande que dele surgiram diversas variantes que foram trazidas para o mercado brasileiro. O Pajero Sport chegou já em 2000 e foi produzido no País entre 2006 e 2010.

A partir de 2009, o Pajero Ful também ganhou a companhia do Pajero Dakar, SUV de médio porte que homenageia as conquistas do modelo no mais difícil rali do mundo.

O Pajero Dakar passou a ser produzido no Brasil a partir de 2012, com motor turbodiesel de 165 cv e 38,1 kgfm de torque, além da opção V6 Flex de 205 cv e 33,5 Kgfm de torque. Sua produção na fábrica da HPE Automotores em Catalão/GO, se deu até o fim de 2017.

Atualmente, todo o legado construído pelo Pajero em seus 39 anos de história seguirá com a linha Pajero Sport, SUV premium topo de linha dos modelos Mitsubishi à venda no Brasil traz o mesmo DNA 4x4 de seus antecessores, acrescido de ainda mais tecnologia e conforto para transportar toda uma família.

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM