BLOG DO
Luiz Aparecido

Freio é uma das partes mais importantes de uma moto

26 de maio de 2020 | 21h14 | Atualizado há 46 dias

PUBLICIDADE
É impossível pilotar com segurança sem que os freios de sua motocicleta funcionem perfeitamente. Afinal, na maioria dos momentos difíceis e de maior perigo e a eles que se recorre. Como prevenir é melhor que remediar, o ideal é sempre realizar a sua checagem. Dessa forma, evita sustos e danos à motocicleta.

A primeira checagem a se fazer é o de desgaste da pastilha. O momento da troca deve ser feito quando as ranhuras chegarem ao fim. Pode parecer simples demais, mas a grande maioria dos motociclistas não o faz. O objetivo é conferir o quanto ainda resta de material antes que a base metálica entre em contato com o disco.

Se isso acontecer, o poder de frenagem da moto é drasticamente reduzido, fazendo com que seja necessária uma distância bem maior para parar a motocicleta. Além disso, rodar com a pastilha gasta demais ainda causa sérios danos ao disco de freio, podendo inutilizá-lo, o que é bem mais caro que a troca da pastilha.

Outro detalhe que também merece atenção é o fluído de freio. Se estiver faltando ou com o nível baixo, a frenagem pode ser seriamente comprometida. Lembre-se de renová-lo de acordo com o que diz o manual. Dessa forma você prolonga a vida útil dos componentes do sistema, fazendo sua moto rodar mais segura por mais tempo.

Como se pode ver, são dicas fáceis de serem incorporadas ao dia a dia. Pequenas mudanças nos hábitos que irão garantir mais saúde e segurança. Por isso, vale a pena segui-las mesmo depois das restrições causadas pela pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM