BLOG DO
Luiz Aparecido

Com aumento de entregas, motoboys devem redobrar cuidados com a moto

22 de maio de 2020 | 19h20 | Atualizado há 50 dias

PUBLICIDADE
O período de isolamento social mudou a rotina dos consumidores que buscam cada vez mais pelos serviços de delivery, como os oferecidos por restaurantes e farmácias. Essenciais para que as famílias não precisem sair de casa, os profissionais motociclistas movimentam as ruas e avenidas indo de um ponto a outro nas cidades para realizar as entregas a domicílio. A moto, principal instrumento de trabalho dos entregadores, tem sido utilizada com mais frequência e, com isso, requer maior atenção para garantir seu bom funcionamento e segurança no trajeto. O sistema de freios, embreagem e pneus são itens que exigem cuidados.

Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, detentora da marca Cobreq, a manutenção preventiva e a escolha de produtos adequados e de qualidade podem evitar panes, danos mais sérios à motocicleta e acidentes de trânsito.

Sistema de freios

A utilização em ambientes urbanos exige grande mobilidade em frenagens e as pastilhas de freio têm fundamental importância para parar a moto em qualquer situação. O ruído que as rodas emitem ao frear pode ser um sinal de que algo não vai bem, embora nem sempre interfira na eficiência da frenagem. Mas é preciso ficar atento, já que o material pode apresentar desgaste com o tempo de uso e o ferro da base da pastilha ao entrar em contato com o disco de freio em movimento emite barulho. Nessa situação, a substituição da peça por uma nova já passou da hora. Após a troca da pastilha é possível que ocorra ruído, que tende a desaparecer após o período de "assentamento" entre a pastilha e o disco. Se persistir, o ideal é fazer uma avaliação do sistema.

Redução da eficiência de frenagem e barulhos também podem ocorrer devido ao contato da parte metálica do patim no tambor, ocasionado pelo desgaste da lona.

Fluido de freio

O hábito de verificar a validade e o nível do fluido de freio é fundamental para evitar problemas de frenagem. Quando o nível começa a baixar progressivamente é preciso verificar se está ocorrendo vazamento ou se o problema tem relação com a pastilha de freio, que pode estar desgastada. A recomendação é procurar um local especializado para avaliar a situação. "Vale lembrar que o fluido não deve ser simplesmente completado até o nível e sim substituído, reforça o coordenador de assistência técnica da TMD.

Embreagem

Componente vital, a embreagem comanda a força enviada à roda pelo motor e as peças que compõem o sistema devem estar em boas condições para garantir seu pleno funcionamento. Entre os componentes do kit de embreagem estão o disco, campana, platô, flange e cabos.

Os sinais que indicam que a embreagem precisa de manutenção vão de perda de rendimento e força da moto, dificuldade para mudar a marcha e trepidação. Em ambientes urbanos, onde a troca de marchas é mais frequente, o sistema tende a se desgastar de forma mais rápida, mas alguns cuidados ao pilotar podem auxiliar para o aumento da vida útil do conjunto. "A embreagem pode sobrecarregar com o hábito de trocar de marcha sem desacelerar, sair em arrancadas bruscas e desligar o motor na descida", comenta Borges da Silva.

Condição dos cabos

As motocicletas precisam que os cabos do acelerador, da embreagem e dos freios estejam regulados, em boas condições e lubrificados para o bom funcionamento do veículo e segurança do piloto. Em alguns modelos, os cabos contam com proteção e não precisam de lubrificação.Cabos desgastados têm maior risco de estourar, por isso a manutenção deve estar sempre em dia.

Pneus e lâmpadas

Os pneus também devem estar em bom estado e sempre calibrados. É preciso verificar a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e procurar calibrar os pneus com eles ainda frios.

Com o grande número de pedidos de entrega à noite, é preciso ficar atento aos faróis para ter visibilidade e segurança. O sistema para iluminar e sinalizar deve ser verificado constantemente.

Foto: Divulgação
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM