Luiz Aparecido

SUV mais vendido do mundo em 2019, RAV4 chega com mais conectividade

20/03/2020 06h43

A Toyota do Brasil anuncia a chegada da linha 2020 do SUV mais vendido do mundo, o RAV4 Hybrid. O modelo híbrido, que em seis meses, desde seu lançamento em maio de 2019, teve mais de 3 mil unidades vendidas, chega nas novas versões S Connect Hybrid e SX Connect Hybrid oferecendo mais conectividade aos clientes.

A marca traz para as duas versões a incorporação dos sistemas Android Auto e Apple Carplay. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

O RAV4 Hybrid 2020 oferece sistema de áudio com tela LCD sensível de 7" combinado com o painel de instrumentos de TFT de 7", acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18", controle de climatização digital automático dual zone com saída para os bancos traseiros.

Já a versão SX Connect Hybrid do RAV4 2020 conta com todos os equipamentos do modelo de entrada e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety System (TSS).

DESIGN VERSÁTIL E AVENTUREIRO
A quinta geração do SUV mais vendido do mundo utiliza o conceito Cross Octagon, que representa dois octógonos cruzados em 90 graus. Essa concepção garantiu ao RAV4 um posicionamento mais versátil, com espírito aventureiro e mais modernidade.

O interior do RAV4, completamente renovado nesta geração, segue o princípio de sofisticação para o qual foi concebido. A qualidade dos materiais e os detalhes são destacados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional. Para o motorista, a excelente visibilidade e a ergonomia garantem ainda mais conforto e praticidade no dia a dia, com bancos dianteiros com sistema de ventilação (SVS), memória para duas posições e regulagem elétrica de seis posições para o motorista e bancos com partes revestidas de couro nos demais.

CONFORTO E ESTILO
A linha 2020 do RAV4 reforça as novidades apresentadas na nova geração em termos de equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade. O painel central conta com acabamento interno cromado com anéis prata, que expressa um estilo marcante e oferece excelente visibilidade.

Todas as versões têm tela colorida de TFT de 7", que permite ao motorista optar por um aspecto analógico ou digital. Já o volante, revestido de couro, dispõe de comandos de áudio, telefone e controle de velocidade na versão S Connect Hybrid, enquanto na SX Connect Hybrid conta com comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. No painel central, ambos os modelos têm ar-condicionado integrado digital dual zone e sistema S-Flow, com fluxo de ar direcionado para conforto dos ocupantes do banco traseiro.

Além disso, o SUV é dotado de sistema de travamento e destravamento das portas e porta-malas por sensores de aproximação. Já a versão SX Connect Hybrid conta ainda com abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro).

No quesito multimídia, o RAV4 oferece sistema com tela de LCD sensível ao toque de 7" com DVD-Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes. Aliás, o modelo dispõe também de câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para garantir ainda mais segurança para todos os ocupantes.

TECNOLOGIAS
- Sistema de pré-colisão frontal: usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir possíveis danos.

- Sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida: projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. A solução também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando ativado, ao detectar que está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante para ajudar a manter o veículo na pista.

- Faróis altos automáticos: sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem incomodar outros motoristas. O sistema de faróis trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e as luzes traseiras dos veículos à frente, e alterna automaticamente entre faróis altos e baixos em conformidade.

- Controle de cruzeiro adaptativo: sistema semelhante ao "cruise control" que permite condução a uma velocidade constante predeterminada. O controle usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade a fim de ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista, e não substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada por fatores externos, não sendo a Toyota responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.

CORES
As cores externas disponíveis para o RAV4 são: Branco Pérola, Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude, Azul Topázio, Vermelho Mica, Cinza Rock. Internamente, as opções de cores são: Preto para a versão S Connect Hybrid e Preto, Bege (apenas para as cores Azul Topázio e Vermelho Mica) e Cinza (apenas para a cor Cinza Rock), para a versão SX Connect Hybrid.

PREÇOS
Toyota RAV4 S Connect Hybrid - R$ 193.990,00
Toyota RAV4 SX Connect Hybrid - R$ 213.990,00

Leia outros artigos de Luiz Aparecido