Luiz Aparecido

Peugeot terá carro híbrido elétrico no Mundial de Endurance

12/12/2019 20h32

A Peugeot e Rebellion decidiram unir forças para enfrentar os desafios do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) e das 24 horas de Le Mans.

A partir de 2022, as duas empresas participarão da categoria Hypercar, utilizando motopropulsores híbridos elétricos. As marcas defenderão suas cores sustentadas pela paixão compartilhada pelo automobilismo, pelo histórico de premiações excepcional e por seu know-how esportivo e tecnológico.

Essa união resulta da ambição comum de concretizar com sucesso a participação da Peugeot nas corridas de resistência, bem como a estreia da Rebellion na nova era energética desse campeonato, um dos mais prestigiados do mundo. A partir de janeiro de 2020, a equipe técnica definirá as linhas gerais do projeto e, paralelamente, a Peugeot Sport e a Rebellion Racing formarão a equipe.

Jean-Philippe Imparato, diretor da Automobiles Peugeot, destaca que a Peugeot escreveu páginas memoráveis da história das corridas de resistência com suas motorizações a gasolina e a diesel. "Agora queremos iniciar um novo capítulo com a tecnologia híbrida eletrificada. Ficamos encantados de ver que o anúncio de nossa participação, há algumas semanas, foi recebido com entusiasmo, ainda mais porque essa mudança em termos esportivos e energéticos vai acompanhar o lançamento dos carros da Peugeot Sport Engineered. Estou bastante animado com esse programa, especialmente porque vamos trabalhar juntos com um grande parceiro. A paixão, a perfeição e o desempenho da Rebellion encaixam-se perfeitamente nos valores da Peugeot: exigência, elegância e emoção", diz o dirigente.

Por sua vez, Jean-Marc Finot, diretor da PSA Motorsport, acentua: "Estamos muito satisfeitos por nos associar a um dos principais players das provas de resistência. A expertise e o know-how da Rebellion Racing no WEC é um verdadeiro trunfo para formar uma equipe forte e começar 2022 nas melhores condições. Isso ficou demonstrado na última vitória da Rebellion em Xangai. Os papéis serão divididos de acordo com nossas respectivas competências e estaremos todos reunidos com nossa base de operações em Versailles-Satory".

"Acredito que a paixão das nossas duas empresas fala por nós, como uma linguagem comum e simples. Juntos, vamos construir um carro e uma equipe para competir no que promete ser um campeonato arduamente disputado, ao mesmo tempo em que tentaremos escrever uma história de sucesso comum", frisa Alexandre Peso, presidente da Rebellion Corporation.

Calim Bouhadra, diretor da Rebellion Corporation acentua: "Nós somos jovens, ambiciosos e rebeldes. E fico orgulhoso de ver que compartilhamos os mesmos valores com a Peugeot! A competência técnica da Peugeot Sport associada à experiência da Rebellion Racing serão determinantes para começar essa nova era de competições de resistência com ambições claramente delineadas".

Resultados da Peugeot em corridas de resistência
- 2011 (PEUGEOT 908 HDI FAP)
Campeão Intercontinental Le Mans Cup

- 2010 (PEUGEOT 908 HDI FAP)
Campeão Intercontinental Le Mans Cup

- 2009 (PEUGEOT 908 HDI FAP)
1º e 2º lugares nas 24 horas de Le Mans

- 2007 (PEUGEOT 908 HDI FAP)
Campeão Le Mans Series

- 1993 (PEUGEOT 905)
1º, 2º e 3º lugares nas 24 horas de Le Mans

- 1992 (PEUGEOT 905)
Campeão do Mundo de carros esportivos
Vencedor das 24 horas de Le Mans

Resultados da REBELLION em corridas de resistência:
- 2017
Campeão FIA Endurance Trophy LMP2 Team

- 2016
Campeão FIA Endurance Trophy LMP1 Team
Vencedor no Le Mans 24 Hours LMP1 Privateer

- 2015
Campeão FIA Endurance Trophy LMP1 Team
Vencedor no Le Mans 24 Hours LMP1 Privateer

- 2014
Campeão FIA Endurance Trophy LMP1 Team
Vencedor no Le Mans 24 Hours LMPl-L/4º no geral

- 2013
Campeão FIA Endurance Trophy LMP1 Team
Campeão ALMS Petit Le Mans

- 2012
Campeão FIA Endurance Trophy LMP1 Team
Vencedor do Le Mans 24 Hours LMP1 Privateer/ 4º no geral Vencedor do ALMS Petit Le Mans

- 2011
Campeão do Le Mans Series LMP1 Team

Foto: Divulgação

Leia outros artigos de Luiz Aparecido