
O primeiro campeão mundial de uma categoria com carros de turismo 100% elétrico é o brasileiro Sérgio Jimenez. O piloto de Piedade (SP) conquistou a vitória de ponta a ponta neste sábado no Jaguar I-PACE eTROPHY em Nova York e, de quebra, levou o título da temporada com uma corrida de antecipação.
Para completar a festa da equipe Jaguar Brazil Racing, Cacá Bueno completou a dobradinha brasileira nos Estados Unidos e assumiu a vice-liderança na tabela. A diferença entre ele e Jimenez é 22 pontos - e neste domingo estarão em jogo os 20 pontos da vitória e 1 da pole position. Ao todo, o Brasil venceu cinco das nove etapas da temporada.
"É um grande momento em minha carreira, estou muito feliz pelo título e quero agradecer a todos que acreditaram em mim. Fomos campeões pela consistência que mostrei ao longo da temporada, pelos pontos e pódios que consegui. Foram oito pódios em nove corridas no ano e aqui em Nova York lideramos todos os treinos, saímos na pole e vencemos de ponta a ponta. Não poderia haver maneira melhor de garantir o título. Tenho certeza de que esta é uma conquista histórica e importante para mim e o automobilismo brasileiro", disse Jimenez, que estava bastante emocionado ao sair do carro com a bandeira brasileira.
Segundo colocado na prova deste sábado, Cacá Bueno vinha de duas vitórias consecutivas em Mônaco e Berlim. Para o pentacampeão da Stock Car, o título da primeira competição com carros de turismo 100% elétricos no mundo está em boas mãos.
?O (Sergio) Jimenez e todos da equipe Jaguar Brazil Racing estão de parabéns por essa conquista. Ele foi merecedor desse título e aproveitou a boa temporada que fez. Eu tive um começo de ano um pouco mais difícil e me recuperei bem no final do ano conseguindo vitórias seguidas. Mesmo assim eu sabia que seria difícil ultrapassá-lo no campeonato e fico feliz de ter subido para a segunda colocação na tabela e agora vou lutar para garantir o vice amanhã?, diz Cacá, que também é piloto da Jaguar Brazil Racing, equipe patrocinada por ZEG Energia Renovável e iCarros.
Único piloto que tinha chances de tirar o título brasileiro neste final de semana era Bryan Sellers. Com a quarta colocação no grid, o piloto britânico não conseguiu correr neste sábado justamente por causa de uma batida no final do treino classificatório.
Neste domingo, às 9h, os carros do Jaguar I-PACE eTROPHY voltam para pista para o último treino classificatório da temporada para definir o grid da corrida 2. A largada da segunda prova será às 15h (horários de Brasília).
Resultado da corrida 1 em Nova York:
1º) Sérgio Jimenez
2º) Cacá Bueno
3º) Simon Evans
4º) Katherine Legge
5º) Bandar Alesayi
6º) Yaqi Zhang
7º) Ahmed Bin-Khanen
8º) Célia Martin
9º) Ziyi Zhang
10º) Mark Hacking
Classificação do campeonato (top-5):
1º) Sérgio Jimenez, com 128 pontos (campeão)
2º) Cacá Bueno, 106
3º) Bryan Sellers, 101
4º) Simon Evans, 98
5º) Katherine Legge, com 75 pontos
Fotos: Divulgação