Luiz Aparecido

Rali de Erechim tem dia de treinamento de primeiros socorros

19/05/2019 23h19

O uso correto do extintor, a forma de prestar o primeiro atendimento, como o Corpo de Bombeiros e Corpo Médico atuam em caso de acidentes. Situações que fizeram parte do treinamento realizado na tarde de sábado (18), para voluntários que vão trabalhar no Rali de Erechim neste ano.

Profissionais do Corpo de Bombeiros, da Força Voluntária do Alto Uruguai e da empresa Egipol, trabalharam as diversas situações que os voluntários poderão encontrar durante a realização da corrida, que acontecerá entre a sexta-feira, dia 31 de maio e o domingo, 2 de junho, em Erechim, norte do Rio Grande do Sul.

Primeiro a parte teórica. Depois foi a vez de os próprios voluntários verem na prática como lidar com as situações. Na questão do resgate, a dupla de competidores da casa, Cristiano Beus e Francli Fusinatto contribuíram, sendo os "resgatados", na simulação de um acidente.

Beus já foi voluntário e recebeu este treinamento na oportunidade. "Eu sei o quanto é importante quem trabalha na prova, ter as mínimas noções de como lidar com qualquer situação de acidente, desde o simples uso de extintor de incêndio, o que não faz parte do dia a dia das pessoas", destacou.

Fusinatto se disse encantado com a maneira como os profissionais fizeram as demonstrações de resgate e salvamento. "Este é um momento em que a gente não quer se ver envolvido. Porém, é bom saber que na necessidade, as pessoas tem o conhecimento de como agir", frisou.

Sandro Polese, da empresa Egipol e parceira do Rali de Erechim há vários anos na montagem das estruturas que auxiliam no combate a possíveis incêndios, disse que um evento do tamanho que está o de Erechim, "tem que este tipo de treinamento para que na necessidade, todos estejam minimamente preparados para agir".

Os bombeiros Felipe Eduardo Carpes de Moraes e Andreus Scolari falaram aos voluntários e realizaram demonstração de equipamentos e modo de uso em caso de urgências. "Os voluntários são extremamente importantes para que a gente possa desempenhar de maneira mais ágil e eficaz o atendimento à comunidade", completa Scolari.
Programação

A programação do Rali de Erechim abre no dia 30 deste mês, com a chegada das equipes ao parque de apoio, junto ao Parque da Accie. Depois, na quinta-feira, dia 31, tem a largada promocional, a partir das 20h, no centro da cidade. E da sexta, dia 31 de maio, até o domingo, dia 2 de junho, acontece a corrida, com super prime noturno na sexta, a partir das 18h30 e super prime diurno, no sábado, às 14h30 (no Parque da Accie), além das especiais nos dois dias de corrida. Outras informações sobre o Rally de Erechim podem ser obtidas pelo site oficial do evento, rallyerechim.com.



Fotos: Edson Castro/Divulgação

Leia outros artigos de Luiz Aparecido