Luiz Aparecido

Páscoa: dicas para revisar seu carro antes de viajar

18/04/2019 20h27

Para viajar com tranquilidade e segurança no feriado da Páscoa, é importante garantir que o carro esteja com a manutenção em dia. Por essa razão, a Petroplus elaborou um passo a passo para evitar que os motoristas tenham surpresas indesejadas ao rodar pelas estradas brasileiras.

Veja a seguir as dicas, para realizar uma rápida revisão do seu carro e não ter gastos desnecessários, afinal ninguém quer voltar de guincho para casa.

Passo 1 - FREIOS
O primeiro ponto de atenção tem foco na segurança. É comum as pessoas lembrarem de calibrar e checar os pneus antes de viajar, porém também deve ser verificado o estado do sistema de freios. Para isso, é possível contar com produtos práticos como o STP Brake Part Cleaner (ST-0916BR), que possui uma fórmula de limpeza instantânea e remove resíduos de todo o sistema de frenagem. Mas se o motorista perceber que ainda há ruídos ao frear, vale dar uma passada numa oficina mecânica para avaliar pastilhas e discos.

Passo 2 - RADIADORES
Sabe aquela cena clássica de carros fervendo no acostamento? Para prevenir a dor de cabeça, a dica é pedir ao frentista do posto de combustíveis que verifique o nível de fluído de arrefecimento no radiador. Caso esteja um pouco abaixo, será necessário completar com produto adequado ao modelo do veículo.

Passo 3 - ÓLEO LUBRIFICANTE DO MOTOR
A cada 10 mil quilômetros rodados os proprietários devem fazer a troca integral do óleo do motor, porém, pode acontecer alguma eventual redução do seu nível, tornando-se necessário que se complete com o mesmo produto que está em uso. Já para prevenir um eventual consumo elevado de lubrificante, vale a pena aplicar o produto automotivo STP Oil Treatment STP (ST-1503BR), que possui ingredientes detergentes e dispersantes que combatem a formação de depósitos, borras e vernizes no óleo que circula no motor.

Passo 4 - INJEÇÃO ELETRÔNICA
Em estradas, é importante que o desempenho do motor, ou seja, o consumo de combustível, esteja dentro do recomendado pelo fabricante do veículo. Entre os itens que podem alterar esse resultado está a injeção eletrônica. Para fazer a manutenção adequada deste item, é essencial fazer a manutenção periódica do sistema, com produtos como o Fuel System Cleaner (ST-2015BR), que executa a limpeza total do sistema de combustível, desde o tanque reservatório até a câmara de combustão, incluindo injetores, válvulas de admissão, cilindros, pistões etc.

Passo 5 - PARA-BRISA
Em rodovias, ter o máximo de visibilidade é essencial, principalmente, em caso de chuvas. Para isso, é importante usar produtos específicos para a limpeza de vidros.

*com assessoria

Leia outros artigos de Luiz Aparecido