Blogs & Podcasts | Jorge Guirado

No Programa EPC, juiz detalha benefícios e riscos do uso da IA no Poder Judiciário


O juiz Eduardo Villa Coimbra Campos, autor do livro Desafios da Implementação da Inteligência Artificial no Sistema Judicial, participou nesta sexta-feira (5) do Programa EPC (Esporte, Política e Cidadania).

O magistrado detalhou os estudos que desenvolvidos por ele ao longo dos anos sobre os impactos da inteligência artificial no Poder Judiciário, que já é uma realidade.

Responsável pela Vara da Fazenda Pública, Coimbra Campos contou que passou a buscar meios de melhorar a gestão na jurisdição devido ao grande número de processos em andamento. Somente na Vara da Fazenda Pública de Cascavel tramitam 25 mil, para um número desproporcional de servidores.

E ele encontrou na inteligência de artificial, já usada em vários tribunais de alguma forma, um meio de otimização dos trabalhos. Porém, o juiz faz uma alerta para os riscos.

Para o Eduardo Villa Coimbra Campos ainda há falta de transparência sobre o assunto; sobre os riscos de falta da "humanidade" necessária em casos como que tramitam na Vara de Família, por exemplo.

O juiz diz ainda na entrevista, que já existem normativas que regulam o uso da IA no Poder Judiciário, elaborado pelo CNJ (Conselho na Justiça) mas que é preciso uma atualização pois elas não consideram o uso de ferramentas já disseminadas, como o ChatGPT.

Confira a íntegra da entrevista.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Jorge Guirado
Últimas postagens de Jorge Guirado