Jorge Guirado

Sociedade reage pela implantação do SISFRON

17/09/2018 12h46

O jornalista Leandro Mazzini comentou em sua coluna diária sobre a situação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), programa de monitoramento desenvolvido pelo Exército Brasileiro tem como objetivo aumentar a proteção às fronteiras brasileiras.

"A sociedade tem reagido na questão da segurança nacional. Quando passam pelos Estados do Sul em campanha, os presidenciáveis são cobrados sobre o avanço do SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, questão fundamental para soberania".

Ele destacou a campanha lançada pela CATVE para que os 30 deputados federais e três senadores do Paraná incluam emendas impositivas garantindo o orçamento de 2019.

"Em Cascavel (PR) foi lançada uma campanha pró Emenda Impositiva de bancada parlamentar federal para o SISFRON no Orçamento da União em 2019."

A coluna de Mazzini é publicada em diversos jornais nacionais, entre eles o O Paraná de Cascavel e O Sul de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Leandro Mazzini é jornalista e escritor, pós-graduando em Ciência Política pela UnB. Passou por Jornal do Brasil, Agência Rio, Correio do Brasil, Gazeta Mercantil e Coluna CH.

No ano passado o Sisfron sofreu um corte de verbas. A previsão para que o sistema funcione em toda linha fronteiriça do Brasil a partir de 2022 pode não ser atingida sem verbas. O país possui 16.686 quilômetros de fronteiras.

Leia outros artigos de Jorge Guirado