Everton Paulo Roman

Futebol: Você acredita no seu time no Brasileirão 2019?

26/04/2019 13h25

Neste final de semana começa o Campeonato Brasileiro de futebol edição 2019. Como sempre, será uma jornada dura e extremamente competitiva nas 38 rodadas. Resumindo, a "brincadeira" começa agora e somente termina em dezembro, especificamente dia 08.

A partir de agora começam a surgir algumas dúvidas na cabeça do torcedor:
O meu time boa performance em uma competição de longa duração?
O clube, o qual sou torcedor vai levantar o caneco, vai chegar lá?
Quem serão os 4 rebaixados?

Atualmente, no Brasil, temos um grupo seleto de equipes que, no meu entendimento, são as grandes favoritas para serem campeãs. No entanto, como é uma competição longa, alguns fatores "pesam" e isso pode, certamente, influenciar na colocação final da tabela. Vejam alguns exemplos.

1) Excesso de competições. Algumas equipes estarão disputando, simultaneamente, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América ou Copa Sul-Americana.
2) A janela de transferências sempre "pesou" para nós, pois os clubes têm na venda de seus jogadores "ainda" uma das suas maiores fontes de receitas.
3) Peças de reposição. Com tantas competições é necessário que as equipes tenham um bom elenco. Lesões, suspensão por cartões, transferências para outras equipes e convocações para as seleções nacionais acabam influenciando diretamente na performance da equipe.
4) O famoso "encaixe". Traduzindo: que ocorra aquela química entre jogadores, torcida e comissão técnica. Um bom exemplo disso foi o Palmeiras de Felipão em 2018...
Aí então vem aquela famosa pergunta de "futurologia" que o torcedor adora fazer:
Quem são os clubes favoritos?

Sem clubismo, vamos a essa difícil missão...

No meu entendimento, não necessariamente na ordem de chegada, as equipes do Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Internacional são clubes que estão com elencos bons e certamente vão brigar pelas primeiras posições.

Uma aposta minha: Vejo o São Paulo do técnico Cuca e com os reforços que já chegaram (Tchê Tchê, Alexandre Pato e Vitor Bueno) e os que possivelmente chegarão, um dos clubes mais próximos aos 5 clubes citados no parágrafo anterior. Cuca é competente e sabe montar time. Tem carta branca e vai, ao meu ver, brigar pra valer. Falta ainda ao tricolor paulista o "encaixe".

Outro clube que está se "redesenhando" é o Corinthians. Nas mãos do técnico Fabio Carille, foi Campeão Paulista, aliás, tri-campeão nas mãos do treinador (2017, 2018, 2019). Tem a torcida que sempre "joga junto" com o time e também é um dos clubes que podem surpreender.

Para os jogadores o desafio é grade, segundo Rafael Rocha, Master Trainer de Programação Neurolinguística, para manter a concentração por um tempo tão prolongado é necessário ter um bom controle mental e um suporte, por parte do técnico, de qualidade. Será que a equipe do seu time tem esse preparo?

Opiniões a parte, é um campeonato muito duro e equilibrado. Qualquer situação já apontada por aqui pode impactar diretamente na tabela de classificação. Tem muita água pra rolar.

E você torcedor, qual é a sua opinião?

Quem levará o Campeonato Brasileiro de 2019?


Leia outros artigos de Everton Paulo Roman