Emmanuel Zullo Godinho

II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

30/10/2017 09h18

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017 participei do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, onde foram demonstrados resultados em forma de painéis em diversas áreas do conhecimento, apresentando o aprimoramento das tecnologias no âmbito de inovação com foco na sustentabilidade, tendo como tema central "Diversidade, Sustentabilidade e Inovação".

O Congresso possuía 4 áreas abrangentes (Biológicas e afins, Saúde, Humanas e Sociais Aplicadas e pôr fim Exatas e Tecnológicas afins), os temas e as palestras foram amplamente diversificadas, compartilharei dos quais estive presente.

No período da manhã do dia 26 aconteceu uma mesa redonda com três pesquisadores falando sobre os DESAFIOS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: FERRAMENTAS BIOTECNOLÓGICAS. Foram explanadas algumas pesquisas relacionadas a produção de alimentos frente aos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas no mundo, muito interessante, pois demostrou como os pesquisadores e suas respectivas pesquisas estão encarando estas mudanças drásticas no clima de seus países.

No período da tarde ocorreram duas palestras importantes, na primeira o tema da palestra foi: Patentes e Inovações tecnológicas no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, ou seja, as inovações tecnológicas e inéditas que algumas Empresas e Universidades estão colocando no mercado, esta palestra teve uma grande importância no âmbito de pesquisa para os participantes, porque mostrou que as empresas privadas e públicas devem unir forças com as Universidades para cada vez mais aumentarem as pesquisas em laboratórios, campos de experimentos agrícolas, etc. Resultando em crescimento tecnológico e colocando o Brasil entre os maiores pesquisadores do mundo. A segunda palestra foi ministrada por um professor de Química de uma grande Universidade, mostrando que estão utilizando metodologias aplicadas por grandes pensadores do século 20 nos ensinos fundamental, médio e na graduação tendo como resultado a melhora na comunicação entre o professor e o aluno.

No segundo dia do evento participei apresentando dois trabalhos em forma de painéis com os temas OBTENÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO POR FERMENTAÇÃO DE MANIPUEIRA COM Aspergillus niger e OBTENÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS VOLÁTEIS POR FERMENTAÇÃO ANAERÓBIA DE MANIPUEIRA. Além de expor como segundo autor o painel SELEÇÃO DE LINHAGENS DE FUNGOS PARA PRODUÇÃO DE CELULASE.

Leia outros artigos de Emmanuel Zullo Godinho