Afonso Cavalheiro Neto

Onde Estudar? - por Afonso Cavalheiro Neto

20/09/2017 14h22

Para entrar na concorrência pelos melhores postos de trabalho que oferecem bons salários, é essencial estar bem preparado. Então, já deve ter percebido que é importante saber escolher onde estudar. Por isso, disponibilizei neste post as informações que você precisa conhecer para poder comparar as Instituições de Ensino de seu interesse e escolher a melhor.
Fiquem atentos às orientações a seguir:

1. Trajetória
A história de uma instituição de ensino está na capacidade de se solidificar como formadora de profissionais que realmente venham fazer a diferença nos setores de atuação. Isso se manifesta pelo investimento feito nas condições tecnológicas e estruturais necessárias para oferecer cursos de qualidade. Verifique o posicionamento das Instituições e de seus cursos nos mais relevantes indicadores de qualidade do país: RUF (Ranking Universitário da Folha), no Guia do Estudante e principalmente nos indicadores de qualidade do MEC, por meio do IGC - Índice Geral de Cursos.

2. Corpo Docente
Você já refletiu sobre o impacto que a formação de um professor pode ter sobre a formação de alunos. Os títulos de mestre e de doutor certificam que esses profissionais passaram por extensos processos de aprofundamento e a experiência de mercado qualifica para melhor orientação e direcionamento dos alunos para os conhecimentos mais avançados de cada área. A Instituição precisa ter na sua maioria professores com mestrado, doutorado, e profissionais da maior relevância no mercado de trabalho, trazendo para o meio acadêmico a experiência adquirida durante toda sua vida profissional.

3. Avaliação do MEC
É importante lembrar que algumas empresas podem levar em consideração os índices de qualidade obtidos nas avaliações das Instituições como um "extra" na análise curricular do possível candidato à vaga de trabalho. O conceito e classificação atribuídos às instituições pelo Ministério da Educação (MEC) fornecem informações de extrema importância para você. Dentre os quesitos avaliados estão o corpo docente, a estrutura física, a pesquisa e a responsabilidade social. O Índice Geral de Cursos de uma Instituição de Ensino é o indicador principal de qualidade de todas as instituições de ensino do país.

4. Infraestrutura
Na hora de escolher a Instituição ideal preze sempre pelo seu bem-estar. Pesquise sobre as salas de aula, estacionamentos e restaurantes. Verifique se existem espaços de convivência, áreas verdes e áreas exclusivas para estudo. Busque por referências sobre os equipamentos e laboratórios específicos do curso que você deseja. Observe a segurança e, principalmente, se todos os espaços acadêmicos do teu curso já estão devidamente disponíveis e instalados.

5. Empregabilidade
Observe na Instituição de Ensino que você deseja estudar quais são os espaços disponíveis para a prática profissional que é necessária para a aquisição das habilidades e competências que vão te dar condições de imediatamente ingressar no mercado de trabalho. Clínicas, laboratórios de ensino, hospital, hospital veterinário, núcleo de práticas jurídicas, ginásio de esporte, piscina, pista de atletismo, estádio de futebol, auditórios, anfiteatro, fazenda escola, centro de pesquisas, e ainda os projetos de vivências práticas proporcionadas pelo curso do seu interesse. Fique de olho nos eventos científicos e nas possibilidades de estágio e projetos de extensão com a comunidade. Por isso, busque uma Instituição que ofereça suporte para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso, assim você consegue se preparar melhor para as exigências do mercado de trabalho.

6. O Bem-estar
Você passará alguns anos da sua vida na faculdade. Portanto, é fundamental que você se sinta bem ao fazer parte dela, o que pode influenciar, inclusive, no seu desempenho em sala de aula. Verifique se a Instituição atende às suas expectativas e da sua família. Escolha qual o nome que você deseja no alto do seu diploma e prepare-se para uma das melhores experiências de toda sua vida!

Leia outros artigos de Afonso Cavalheiro Neto