Cotidiano

Pesquisa mostra que paranaenses têm péssimos hábitos alimentares

No Oeste a pesquisa apontou que 67% da população adulta está com excesso de peso


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Não é preciso ir muito longe para saber que muita gente adora comer o que é muito calórico, como uma fritura ou até mesmo saborear um salgadinho sem pressa são verdadeiras tentações para o paladar. Seja saudável ou não, a alimentação é diferente para cada pessoa.

É o que mostrou o mapeamento nutricional da população realizado por meio da atenção primária à saúde que faz uma avaliação perfil do Paraná e apontou aumento no excesso de peso e nos maus hábitos alimentares.

Em 2019, o levantamento foi realizado em mais de um milhão e meio de pessoas e em 2022 em quase três milhões.

Por macrorregional, no Oeste a pesquisa apontou que 67% da população adulta está com excesso de peso. No Leste 69%, no Noroeste 70% e na macrorregional Norte 69%.

35 % dos paranaenses aparecem como obesos. 55% dos idosos e gestantes com excesso de peso. Nos adolescentes esse índice é de 38%, em crianças que têm entre 5 e 10 anos 35% e 15% de excesso de peso entre as que têm dois e 5 anos.

O levantamento mostrou ainda que em 2020 houve 53,86% de aumento no número de pessoas com excesso de peso. Em 2021, o índice foi de 55% e em 2022 caiu para 52,9%.

Por meio desses dados são realizadas políticas públicas com o propósito de mudar esse cenário, mas é importante ter em mente que uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras, cereais e carnes reflete diretamente na saúde, tanto para não ter ganho de peso, como na recuperação de quem está doente ou na prevenção de doenças.

Confira mais detalhes no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano